sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

10 Bons Fotógrafos de Cinema

Os Fotógrafos de cinema captam movimento em fotos e precisam ter conhecimento em ótica, química, luzes e sombras.Devem saber principalmente onde colocar a câmera. Eles usam desde as enormes câmeras até as minúsculas câmeras digitais. Vejamos alguns fotografos com destaque na categoria.
Robert Richardson
Venceu dois oscars, um pelo filme "Aviador" de Martin Scorsese, outro por "JFK: A Pergunta que não quer Calar".Richardson fez a fotografia dos filmes: "Kill Bill", "Platoon", "Neve Sobre os Cedros" (a melhor coisa desse filme é a fotografia), "Assassinos por Natureza","Nascido em 4 de Julho", "Bastardos Inglorios", entre outros.

Guillermo Navarro
O Mexicano Guillermo Navarro venceu um oscar pelo filme "Labirinto do Fauno". Sempre trabalha com o diretor Guillermo del Toro. Navarro já trabalhou em "Uma Noite no Museu", "Hellboy", "A Espinha do Diabo", "Um Drink no Inferno", "Jackie Brown" e outros.

Robert Elswit
Trabalhou em todos os filmes de Paul Thomas Anderson, inclusive ganhou um oscar pelo filme "Sangue Negro". Robert Elswit já trabalhou com os diretores Curtis Hanson(em "A Mão que balança o Berço" e "Rio Selvagem) ,Joel Schumacher (em "8mm"). Trabalhou com George Clooney em "Boa Noite Boa Sorte" numa belíssima fotografia em preto e branco.


Andrew Lesnie
Não podia ficar de fora o fotografo da trilogia mais premiada do cinema, Andrew além de trabalhar na trilogia do "Senhor dos Anéis" , trabalhou com Peter Jackson em "King Kong" e "Um Olhar do Paraíso" (acho que a única coisa que se salva no filme).Andrew foi premiado em 2002 com um oscar por "Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel".

Wally Pfister
Trabalhou em todos os filmes de Christopher Nolan, inclusive pode receber sua quarta indicação ao oscar este ano pelo filme "A Origem".Wally foi indicado pelos filmes "Batman Begins", Batman :Cavaleiro das trevas", "O Grande Truque".


Bruno Delbonnel
O Françês Bruno Delbonnel trabalhou em "Fabuloso Destino de Amélie Poulain", um dos maiores sucessos do cinema francês, na minha opinião uma das mais belas fotografias do cinema.Trabalhou também em "Harry Potter: e o enigma do Principe" e "Eterno Amor".


Dion Beebe
Trabalha com o diretor Rob Marshall. Fizeram juntos "Chicago" e "Memórias de uma Gueixa", filme no qual Dion Beebe ganhou um oscar.

Emmanuel Lubezki
O Mexicano Emmanuel Lubezki trabalhou nos filmes "A Lenda do Cavaleiro sem cabeça", "O Novo Mundo" e "Filhos da Esperança".

Roger Deakins
Oito vezes indicado ao oscar. Sempre trabalha com os irmãos Coen, fizeram juntos "Onde os Fracos não tem Vez", "O Homem que não estava Lá", "Fargo" e pode ser indicado novamente este ano por "Bravura Indômita" filme dos irmãos Coen. Trabalou também em "O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford" e "Kundun" de Martin Scorsese.

Anthony Dod Mantle
Trabalhou no ótimo "Dogville", em "O Último Rei da Escócia" e ganhou um oscar em 2009 por "Quem quer ser um Milionário?".

Um comentário:

  1. Parabéns pelo post. Raramente os fotógrafos são lembrados.
    abraços,

    www.ofalcaomaltes.blogspot.com

    ResponderExcluir