terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Presente da Itália para o Cinema

O Cinema é eternamente grato a Itália, por nos presentear com diretores geniais.
Federico Fellini
Grande cineasta do mundo cinema mundial,Fellini é autor de grandes filmes como "A Doce Vida" de 1960, "A Estrada" de 1954, "Noites de Cabiria" de 1957 (ambos com sua esposa Giulietta Masina). Fez ainda "Satyricon" de 1969, "Amarcord" de 1973, entre outros .Seus filmes sempre tem muitas fantasias de desejos. Em 1993, recebeu um Oscar pelo conjunto da obra.No mesmo ano ele morreu de ataque cardíaco em Roma, aos 73 anos.
O aeroporto da cidade de Rimini (cidade natal do cineasta) recebeu seu nome.

Bernardo Bertolucci
Antes de fazer cinema ganhou fama como poeta. Trabalhou como assistente de direção no filme Accattone de Pasolini. Dirigiu "O conformista" de 1970, que foi indicado para o oscar de melhor roteiro (O filme merecia muito mais indicações, a fotografia por exemplo é linda). Em 1972, dirigiu Marlon Brando em "O último tango em Paris", Bertolucci foi indicado ao oscar de melhor diretor.Mas o recolhecimento foi em 1988, quando "O último imperador",ganhou nove Oscars, incluindo os de melhor filme e melhor diretor. Bertolucci fez ainda "O pequeno buda" com Keanu Reeves e "Beleza Roubada", com Liv Tyler e a desconhecida na época Rachel Weizs.Bertolucci ainda tem o mérito de mostrar para o mundo a bela Eva Green.


Michelangelo Antonioni
Diretor do grande filme "Blowup: Depois daquele Beijo" de 1966.Ele ganhou um oscar pelo conjunto da obra.Em 1985, um acidente vascular-cerebral deixou-o parcialmente paralítico e quase impossibilitado de falar. Mas ele não parou de trabalhar. Seu último filme "Eros", de 2004, foi realizado com Wong Kar-Wai e Steven Soderbergh, quando Antonioni tinha 92 anos.
Antonioni vem a falecer em 30 de julho de 2007, aos 94 anos, no mesmo dia em que faleceu Ingmar Bergman.


Roberto Rossellini
Diretor do grande clássico "Roma, Cidade Aberta" de 1945, que esta sempre nas lista de melhores filmes do cinema. Rossellini veio de uma família rica, seu avô era dono de casa de espetáculos, daí começou o interesse por cinema. Em 1977, aos 71 anos, Rossellini sofreu um ataque cardíaco e faleceu.


Ettore Scola
Dirigiu umas das comédias que mais gosto, o filme "Feios , Sujos e Malvados" de 1976.considerado um dos mais importantes cineasta da Itália.


Pier Paolo Pasolini
Devo confessar que é um dos meus diretores FAVORITOS, adoro Pasolini, pela sua ousadia e inteligência. Seus filmes são muito conhecidos por criticarem a estrutura do governo italiano.
Homossexual assumido, Ele foi assassinado em 1975, seu corpo tinha o rosto desfigurado e foi encontrado em uma praia.Os motivos de seu assassinato continuam gerando polêmica até hoje.O cineasta foi assassinado por um garoto de programa, que segundo as autoridades italianas, tinha o intuito de assaltá-lo.Mas existe um estudo que ostenta a questão de que foi um crime político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário