segunda-feira, 24 de agosto de 2009

As várias versões do Fantasma da Ópera

Obra escrita por Gaston Leroux, inspirada na novela Trilby de George du Maurier. Publicada em 1910 pela primeira vez, foi desde então adaptada inúmeras vezes para o cinema, atingindo o seu auge ao ser adaptada para a Brodway. A história começa quando um fantasma aterroriza uma companhia de ópera francesa. Quando ele finalmente leva a soprano principal à loucura, ela abandona o trabalho e uma jovem, Christine, assume o papel. É por ela que o fantasma está apaixonado. Por isso, a seqüestra para que ela seja sua noiva eterna. Vejamos quando a obra foi parar na telona.


Primeira Versão: realizada em 1925
Dirigida por Rupert Julian, com Lon Chaney no papel do Fantasma, esse longa tem duração de 93 minutos, versão em preto em branco.


Versão de 1943
Dirigida por Arthur Lubin e estrelado por Claude Rains como o mascarado fantasma da Ópera de Paris,conta também no elenco com Susanna Foster como a estrela da companhia de ópera e com Nelson Eddy.


Versão de 1962
Dirigida por Terence Fisher .Nesta adaptação cinematográfica de 1962, a história é ambientada na Londres vitoriana. O professor Petrie (Herbert Lom ) é um compositor pobre, cuja obra não publicada é roubada pelo ambicioso Lorde Ambrose D'Arcy (Michael Gough), que promete ajudá-lo a editar sua obra. Mas numa tentativa de impedir a impressão da obra, o professor é disfigurado por ácido nítrico. Christine Charles(Heather Sears) é uma jovem cantora lírica, que passa a ser ensinada secretamente por Petrie, que se tornara o Fantasma.


Versão de 2004
Dirigida por Joel Schumacher, estrelada por Emmy Rossum, Gerard Butler no papel do mascarado que aterroriza uma companhia de ópera francesa. O filme recebeu indicação para o oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Canção Original (Learn To Be Lonely).

3 comentários: