Sem dúvida o diretor com maior prestigio lá fora. Meirelles é até hoje o único diretor brasileiro a receber uma indicação ao oscar de melhor diretor, além de que seu filme "Cidade de Deus" recebeu mais 3 indicações. Dirigiu a produção americana "O Jardineiro Fiel" com Rachel Weisz que ganhou o oscar de atriz coadjuvante pelo filme.Ele também dirigiu "Ensaio Sobre a Cegueira" que abriu o Festival de Cannes em 2008.Gosto dele desde do inicio de sua carreira com o engraçado "Domésticas".
Depois de Fernando Meirelles, Walter Salles é o com maior prestigio.Já tinha feito o lindo "Terra Estrangeira" , quando lançou "Central do Brasil" que teve 2 indicações ao oscar e ainda ganhou o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.Depois nos brindou com "Abril Despedaçado", "Diários de Motocicleta" e "Linha de Passe" .
Responsável pela retomada do cinema brasileiro com o longa-metragem "Carlota Joaquina – A princesa do Brasil".Realizou depois "Copacabana" e "Irmã Vap - o retorno"
Fiquei fã de Sandra Werneck logo no seu primeiro filme, que considero um dos melhores filmes nacionais, que o "Pequeno Dicionário Amoroso" , logo depois ela só fez coisa boa como "Amores Possíveis", o ótimo "Cazuza – O Tempo não Para" e o mais recente "Sonhos Roubados".
5º Hector Babenco
Nasceu na Argentina e radicou-se no Brasil aos dezenove anos de idade. É naturalizado brasileiro desde 1977.Realizou vários trabalhos memóraveis como: Pixote - a Lei do Mais Fraco, O Beijo da Mulher-Aranha, Ironweed, Brincando nos campos do Senhor, Carandiru e por último "O Passado".
Nasceu na Argentina e radicou-se no Brasil aos dezenove anos de idade. É naturalizado brasileiro desde 1977.Realizou vários trabalhos memóraveis como: Pixote - a Lei do Mais Fraco, O Beijo da Mulher-Aranha, Ironweed, Brincando nos campos do Senhor, Carandiru e por último "O Passado".
6º Beto Brant
Realizou filmes como: "Os Matadores", Ação entre Amigos" ,"O Invasor" , "Crime Delicado" e "Cão sem Dono". Todos muito bons.
7º Bruno BarretoFilho de Lucy e Luiz Carlos Barreto, fundadores da Produtora LC Barreto, responsável pela produção e co-produção de filmes de grande sucesso nacional e internacional já há mais de 40 anos em atividade no país.Realizou filmes como: Dona Flor e Seus Dois Maridos,O Que É Isso, Companheiro? (indicado ao oscar de filme estrangeiro),Bossa Nova, Última Parada 174, entre outros.
Também filho de Lucy e Luiz Carlos Barreto, fundadores da Produtora LC Barreto, irmão de Bruno. Fábio realizou filmes como: Índia -a Filha do Sol, Luzia Homem, O Quatrilho (indicado ao oscar de filme estrangeiro), Lula -o Filho do Brasil.
Realizou até agora apenas um longa - metragem,que é o "Lavoura Arcaica" que é um dos longas mais aclamados pela crítica, esteve na lista dos 100 melhores filmes da revista Bravo.Fernando trabalha mais na TV.
10º Claudio Assis
Cineasta sempre disposto a chocar com seus filmes, já vi muita gente sair no meio da sessão de seus filmes. Realizou o maravilhoso "Amarelo Manga" e ""Baixio das Bestas".
Adorei a lista! Concordo com todos!! Mas mesmo assim ainda faltam diretos fantásticos: Jorga Furtado, Ana Muylaert, Carlos Gerbase, Ugo Giorgetti, e muito outros! Isso só prova que o cinema nacional tem muito a nos oferecer!
ResponderExcluiròtima lista e ficou boa as colocações, Fernando é meu favorito tbm!
ResponderExcluirlista duas vezes mais interessante por não constar o Padilha. vou me inteirar em todos estes.
ResponderExcluir