segunda-feira, 26 de março de 2012

Cinema Homenageando o Cinema

Alguns cineastas já fizeram suas homenagens ao cinema, só este ano 3 filmes fizeram isto. Vejamos eles e outros que realizaram o efeito.

O Vencedor do oscar deste ano,o filme "O Artista", foi uma grande homenagem ao cinema mudo.Com fotografia em preto e branco.O Longa mostra a Hollywood de 1927, onde o astro do cinema mudo George Valentin (vivido por Jean Dujardin) sente os efeitos do cinema falado, o ator perde espaço e acabe caindo no esquecimento.


 O Longa do aclamado diretor Martin Scorsese, "A Invenção de Hugo Cabret". Em Paris, anos 30. Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um órfão que vive escondido na estação de trem. Ele guarda consigo um robô quebrado, deixado por seu pai (Jude Law). Um dia,ele conhece Isabelle (Chloe Moretz), com quem faz amizade. Logo Hugo descobre que ela tem uma chave que faz o robô voltar a funcionar, levando a dupla a tentar resolver um mistério mágico. O ´Longa faz uma homenagem a George Méliès, o pioneiro em filmes de Ficção.

"Esses Amores", longa francês do cineasta Claude Lelouch também é uma homenagem ao cinema. A Protagonista Ilva (Audrey Dana) é enteada de um projecionista, onde era lanterninha do cinema. No longa vemos o cinema desde os irmãos Lumiere até Jean Renoir, Truffaut entre outros.


Aqui o cinema americano quis realizar o seu "Cinema Paradiso". Jim Carey ( em outro papel dramático)  vive Peter Appleton, um jovem roteirista de cinema, que é acusado de seguir a doutrina comunista, por isso ele perde seu emprego e acaba sofrendo um acidente. Sem memória ele acaba chegando em uma pequena cidade do interior da Califórnia,onde é confundido com Luke Trimble, o filho do dono da sala de cinema local, que desapareceu em meio a 2ª Guerra Mundial. Após assumir a identidade de Trimble, ele então redescobre a magia do cinema.Existem várias cenas de filmes clássicos do cinema.

O que falar dessa obra-prima do cinema. "Cinema Paradiso" realiza uma grande homenagem ao cinema. O Longa uma pequena cidade da Sicília o garoto Toto (Salvatore Cascio) faz amizade com o projecionista Alfredo (Philippe Noiret).


Como disse o ator do longa, Louis Garrel, o filme fala de Política, cinema e sexo. Bernardo Bertolucci declara sua grande paixão pelo cinema neste longa. O Filme mostra Matthew (Michael Pitt)  um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá ele conhece os irmãos gêmeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Os três logo se tornam amigos, dividindo a paixão pelo cinema e uns pelo outros.O filme já começa na porta da Cinémathéque Francaise, um dos primeiros lugares que o diretor visitou quando foi pelo primeira vez em Paris. O Longa mostra cenas de vários classicos do cinema como: "Acossados", "Picolino", "Rainha Cristina" , "Jules e Jim", entre muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário